O que é Lindy Hop?

 

O Lindy Hop é uma dança de origem afro-americana, dançada ao som de Swing Jazz, música que surgiu com as grandes orquestras, as “big bands”, como Glenn Miller, Count Basie, Duke Elington, Chick Webb, entre muitas outras.

A dança originou-se no Harlem, bairro negro da periferia de Nova Iorque, nos anos 20-30. Na época, os dançarinos se juntavam para curtir, dançar e criar novos passos. Apesar de ser uma época de segregação racial, brancos e negros podiam entrar e dançar juntos nos bailes, como no salão Savoy, o primeiro a ter essa integração.

Muito divertido e contagiante, atualmente o Lindy Hop é dançado no mundo inteiro: há eventos grandes de Lindy Hop em dezenas de países, alguns deles recebendo milhares de pessoas num só evento! O Brasil vem entrando nesse cenário, a ponto de ter seu Festival e workshops por todo país.

O Lindy pode ser dançado a dois, sozinho (ex: Charleston, Jazz autêntico), em grupos nas rodas (as divertidas “jams“), e também em tempos variados, desde bem lento, até bem rápido.

Para conhece mais sobre o Lindy Hop, veja os vídeos abaixo.

Agora veja o Lindy Hop em tempo bem rápido!


Hellzapopin

Lindy Hop em tempo médio/lento, num estilo bem clássico


Skye (EUA) e Frida (Suécia)

Para todas as idades. Frankie Manning e Dawn Hampton dançando Lindy Hop, na época, ele com 93 anos, e ela com 80!


Frankie Manning (93 anos) e Dawn Hampton (80 anos) – incrível!


Comentários estão fechados.